Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jovem morre após ser atingido por raio no litoral do RS

Um jovem de 22 anos morreu nesta terça-feira após ser atingido por um raio na praia de Imbé, no litoral do Rio Grande do Sul. O rapaz, natural de Três Passos, na região noroeste do Estado, estava em frente a uma guarita de salva-vidas quando recebeu a descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao posto de saúde, mas não resistiu.
De acordo com a Polícia Militar, vários banhistas permanecem na praia durante os temporais no litoral do RS. A chuva também deixa o mar propício para a prática do surfe, o que faz com que atletas se arrisquem na água. Conforme a PM, os salva-vidas orientam as pessoas a deixarem a orla, mas não obtêm sucesso.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger. O instituto criou uma cartilha listando os lugares que devem ser evitados durante uma tempestade. Dentre eles estão campos abertos, praias, varandas, toldos, sacadas e locais próximos de árvores ou cercas. O Inpe orienta que as pessoas procurem abrigos em veículos ou edificações.
A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes e 200 feridos por ano.
Fonte: POrtal Terra 21/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário