Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dois morrem eletrocutados durante temporal em Santo André

Duas pessoas morreram eletrocutadas no dia 7/2/2009 à noite no centro de Santo André, no ABC paulista. Daniel Junqueira Cremon, 21 anos, e Rubesnei Aguiar, 45 anos, foram atingidos por uma descarga elétrica na rua Augusto Buschi por volta das 22h, quando um temporal castigava a cidade.
Segundo a polícia, a mulher que estava com Daniel disse que o rapaz foi atingido quando andava na calçada, logo após o casal descer de um ônibus. Ela também contou que Daniel, que estava descalço porque não queria molhar os tênis, caiu inconsciente. Ela não sofreu nada porque usava uma sandália de plástico.
Rubesnei, que passava por perto, ouviu a moça pedir ajuda e, quando foi socorrer Daniel, também recebeu o choque e morreu.
Segundo a polícia, perícia feita por funcionários da Eletropaulo constatou que havia um fio descascado no poste próximo ao local do acidente. O caso foi registrado no 2º DP (Utinga) como homicídio culposo. A polícia investigará quem são os responsáveis.
Fonte: terra.com.br

Incêndio atinge lavanderia em BH

Um incêndio atingiu uma lavanderia no bairro Floresta, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã de 8/2/2009. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros (Cobom), o incêndio teria sido causado por um curto circuito, mas as causas ainda serão investigadas.
Os bombeiros informaram ainda, que algumas roupas e máquinas foram destruídas pelas chamas, mas não há informações sobre o valor do prejuízo.
Fonte: O Tempo On line

Jovem de 18 anos morre ao tentar pegar fio de alta tensão em Ibicaraí

Um jovem de 18 anos morreu eletrocutado por volta das 12h desta sexta-feira (06/2/2009) após entrar em um rio para pegar um fio de alta tensão na rua Paraguassú em Ibicaraí - BA
Segundo informações da Polícia Civil do município, Joedson Souza Pires, 18 anos, sofreu uma forte descarga elétrica quando entrou no Rio Salgado para pegar um fio da rede elétrica da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia ) que havia caído durante a madrugada.
Agentes da delegacia informaram que Pires teria entrado no rio porque queria pegar o fio para retirar o cobre para vender.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Coelba, a empresa lamenta o ocorrido e informa que está sendo feita a apuração para investigar a causa do acidente. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.
Fonte: Correio

Cerca de 100 mil consumidores ficam sem energia em Alagoas

O gerente de operações da distribuição da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) José Claudino explicou em entrevista à imprensa, na tarde desta terça-feira, 3/2/2009, que a interrupção do fornecimento de energia em oito bairros da capital alagoana nesta madrugada foi resultado de um curto-circuito na rede de energia elétrica.
José Claudino explicou ainda que a tempestade (chuva forte e descarga atmosférica) sobre a rede, que é aberta – seguindo o modelo do resto do país – deixa o equipamento de proteção sensibilizado, que resulta no seu desligamento automático. Todos esses fatores influenciaram na paralisação das subestações localizadas no Benedito Bentes, Cruz das Almas, Pajuçara e Trapiche.
Segundo a Ceal o fornecimento ficou interrompido às 5 horas da manhã e apesar das equipes terem iniciado o restabelecimento da energia às 7 horas, muitos bairros continuaram sem energia até as 12h. Em Maceió, os bairros atingidos foram Tabuleiro, Benedito Bentes, Serraria, Jatiúca, Cruz das Almas, Mangabeiras, Ponta Verde e Pajuçara.
O gerente de operações disse ainda que no interior do Estado algumas cidades tiveram problemas no fornecimento de energia: Arapiraca, Capela, Penedo, Coruripe, São Sebastião, São Braz, Marechal Deodoro, São Luiz do Quitunde, Maribondo, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi. O engenheiro José Claudino garantiu que em grande parte dessas localidades o fornecimento foi restabelecido e que existem alguns casos pontuais que estão sendo visitados pelas equipes de manutenção da Ceal. Estima-se que cerca de 100 mil consumidores de todo o Estado ficaram sem energia.
Fonte: Alagoas 24 horas

Homem morre eletrocutado no Frei Damião

O servente de pedreiro Marcos André Silva Santos, 34 anos, morreu eletrocutado na manhã desta terça-feira (02) no conjunto Frei Damião. Ele caminhava pela rua quando um fio de baixa tensão caiu sobre ele, provocando a sua morte imediata.
Maria de Fátima Silva Santos, mãe da vítima, contou que o filho levantou cedo e saiu de casa para conversar com os amigos. “Estava chovendo muito, mas mesmo assim ele quis sair. Daí, quando eu menos espero, chegou uma vizinha gritando que o Marcos estava estendido no chão. Saí correndo e quando cheguei no local, meu filho estava morto”, disse a dona de casa emocionada.
Fonte: Gazetaweb.com

Rapaz é atingido por descarga elétrica e morre ao podar árvore em Pinheiros

SÃO PAULO - O ajudante Marbiene do Nascimento, de 18 anos, morreu neste domingo atingido por descarga elétrica quando podava uma árvore na Rua Raul Adalberto de Campos, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Ele trabalhava para a empresa A. Tonanni Construções e Serviços, contratada pela Subprefeitura de Pinheiros.
- A Eletropaulo foi chamada para desligar a energia e chegou às 9h, horário marcado para a execução do serviço. Mas o rapaz teria ignorado o aviso de que tinha de aguardar e começou a cortar os galhos mais baixos antes - disse Carlos Francisco, que trabalha como vigilante na rua.
Com a descarga elétrica, Nascimento teve queimaduras em boa parte do corpo, sofreu parada cardiorespiratória e ficou preso nos galhos da árvore. A Subprefeitura de Pinheiros informou que aguarda os resultados da perícia para esclarecer o caso e tomar as providências cabíveis.
- Ouvi os gritos dos funcionários pedindo que ele largasse a motosserra. Mas numa situação dessas o corpo fica preso aos cabos de energia. Vi muitas pessoas morrerem por causa de doenças, mas nunca tinha presenciado algo assim - relatou o médico aposentado Mateus Papaleo Neto, que mora na rua.
Papeleo Neto contou que o jovem não usava equipamentos de segurança.
- Me pareceu uma pessoa despreparada. Não usava luvas ou botas especiais - disse.
Por telefone, a reportagem entrou em contato com a sede da empresa A. Tonanni, mas ninguém atendeu. Nascimento foi levado ao pronto-socorro da Lapa, mas não resistiu aos ferimentos. A perícia técnica foi chamada ao local e a motosserra foi apreendida. O caso foi registrado no 14 DP (Pinheiros).
Fonte: O Globo

Jovem morre eletrocutado em escola estadual de Santo André

Um jovem de 18 anos morreu no último sábado após receber uma descarga elétrica na Escola Estadual Professor Pércio Puccini, no Parque Erasmo Assunção, em Santo André.
Segundo boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial, Edilson de Almeida Serra estava na quadra da escola quando encostou num cano metálico com fiação elétrica no interior.
Ele sofreu uma convulsão e chegou a ser levado ao Pronto-Socorro de Bangu, mas não resistiu. A causa da morte foi um edema provocado pelo choque.
Fonte: Diário do Grande ABC

Incêndio destrói garagem em Sto.André

A garagem de uma residência na Rua Napoli, bairro Utinga, em Santo André, pegou fogo no dia 1/2/2009, por volta das 12h. Telhado, estrutura e uma Kombi, que estava estacionada, ficaram destruídos. Não houve vítimas.
A causa do acidente será investigada. Porém, um curto-circuito é a provável origem do fogo, segundo o dono do imóvel, o aposentado Sadao Doti, 71 anos. Ele explica que antes de o incêndio começar, tinha arrumado uma tomada quebrada. "Depois de pouco tempo, começou a sair fumaça", conta.
Ao ver o incêndio, a filha do aposentado, Silvia Doti, 42 anos, ligou para o Corpo de Bombeiros. Naquele momento, três pessoas estavam no interior da casa, que fica ao lado da garagem.
A grande quantidade de materiais, como papel e madeira, teria dificultado o controle do fogo, segundo oficiais do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Diário do Grande ABC

Homem é eletrocutado por um serviço de 15 reais

Acaba de ser tirado pelos bombeiros( 15:10), o corpo de Benedito Venâncio Nascimento Neto de 29 anos, que morreu eletrocutado, dia 1° de fevereiro de 2009,por consertar o contador elétrico de uma casa, no Bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina.
A morte aconteceu no começo desta tarde às 2:40, quando segundo os populares ouviu-se um "pipoco", um grande estouro elétrico, e quando saíram na rua viram Benedito sendo eletrocutado. Sua morte aconteceu enquanto ele estava consertando a fiação e teve o contato com a fiação elétrica, o que acabou resultando em sua morte.
Uma das moradores da rua que não quis se identificar disse que a contratação do serviço feita por Benedito foi de 15 reais.
A rua está interditada pela grande presença de populares e curiosos.
Fonte: 45 graus

domingo, 18 de outubro de 2009

Homem é eletrocutado ao fazer "gato" de energia Itaperu

Um homem morreu no início da tarde deste domingo (1/02/2009) em Teresina - PI vítima de descarga elétrica no bairro Itaperu, zona norte da capital. Vizinhos atestam que ele tentava fazer um "gato", desvio de energia elétrica ilegal para algum ponto específico, quando foi vitimado pelo acidente em cima de um poste.
O incidente aconteceu por volta das 14h próximo à praça do Itaperu, na esquina das ruas Artur de Vasconcelos com a Castelo do Piauí, perto também do Centro de Educação Masculino - CEM. A vítima foi identificada apenas como Benedito, ou "Suspiro". Ele teria cerca de 30 anos e mora na Vila Mocambinho.
Mais de uma hora depois do incidente, o Corpo de Bombeiros ainda tem trabalho para retirar o corpo do poste onde o homem ficou preso. A Companhia Energética do Piauí - Cepisa - já foi acionada para desligar a energia no local e acompanhar toda a ação.
Fonte: Cidade verde.com

Expediente do Banco do Brasil em MT atingido por incêndio é suspenso

O prédio da agência do Banco do Brasil, situado na avenida Getúlio Vargas com a rua Barão de Melgaço no centro de Cuiabá, está interditado. Hoje não haverá mais expediente no local. Esta manhã um incêndio destruiu parte do quarto andar, onde fica a telefonista. De acordo com os bombeiros, também estavam no local, no momento em que o fogo começou, quatro vigilantes. Ninguém ficou ferido.
A fumaça se espalhou rapidamente pelo prédio fazendo com que funcionários e clientes abandonassem a agência assustados. A perícia vai ao local para identificar a causa do incidente. Segundo as primeiras informações, a suspeita é que tenha havido um curto-circuito. Ar- condicionado e computadores foram destruídos.
De acordo com os bombeiros, eles demoraram cerca de cinco minutos para apagar o incêndio. Conseguiram impedir que o fogo se espalhasse para outros setores. Os bombeiros usaram os próprios extintores do local. Ainda vai ser avaliada se a estrutura do prédio foi abalada por causa do fogo.
Fonte: Diário News

Bombeiros controlam incêndio em loja no Calçadão de Canoas

Canoas - A queima de parte de um transformador de energia de uma loja de eletroeletrônicos chamou a atenção de quem passou pelo Calçadão às 18h50 de 27/01/2009. O equipamento estava localizado no segundo pavimento da loja.
Um pedestre de 56 anos contou que caminhava na frente da loja quando ouviu o barulho de curto-circuito seguido de um estouro. Logo depois iniciaram a fumaça e a falta de energia elétrica no estabelecimento.
Dois policiais militares que estavam próximos entraram na loja e com o auxílio de um funcionário e extintores de pó químico impediram que o princípio de incêndio se alastrasse. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros chegaram para atender a ocorrência.
Os soldados não utilizaram água, e também com pó químico terminaram o rescaldo no equipamento. Funcionários disseram que ninguém ficou ferido e que havia poucos clientes, pois naquele horário a loja já estava no horário de fechamento.
Fonte: Diário de Canoas

Morador de rua morre eletrocutado no Carlos Prates

Um morador de rua, ainda não identificado, morreu eletrocutado na noite de 27/01/2009, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. Com a chuva, um cabo de alta tensão se rompeu e caiu na via. Testemunhas disseram que a vítima caminhava pelo local quando se aproximou e encostou no fio. Ele recebeu uma forte descarga elétrica e morreu na hora.
Segundo o tenente André, do 34º Batalhão, provavelmente o homem queria pegar o fio de cobre para vender. "As pessoas que estavam na rua ainda alertaram sobre os riscos, mas ele acabou insistindo", contou o policial.
Segundo a Polícia Militar, o homem estava sem documentos e ainda não foi possível a sua identificação. A PM afirmou que ele é negro e tinha aproximadamente 45 anos. O corpo será levado para o Instituto Médico-Legal (IML).
Por causa da chuva, 380 consumidores estão sem energia elétrica em alguns pontos do bairro. Segundo a Cemig, técnicos trabalham para solucionar o problema, mas ainda não há previsão de restabelecimento, já que a perícia ainda trabalha no local.
Fonte: O Tempo on line

Curto-circuito em poste assusta moradores na Mata do Jacinto

Um curto-circuito ocorrido há cerca de uma hora ocasionou transtornos aos moradores da rua Jorge Pedro Rodrigues, no bairro Mata do Jacinto em Campo Grande. Uma quadra inteira está sem energia. Um poste pegou fogo, que se dissipou até o padrão de uma residência. Não há pessoas feridas e ainda não se sabe se aparelhos eletro-eletrônicos foram danificados, pois não há como ligá-los.
O fogo começou no poste em frente à casa de Eliane Souza, 31 anos. O padrão da casa dela foi danificado completamente. A dona-de-casa não estava em sua residência no momento em que o curto-circuito ocorreu. “Estava passeando com meus filhos no bairro Aero Rancho”, disse ao chegar em casa. Ela foi aconselhada por funcionários da Engel Mix, prestadora de serviços da Enersul, a procurar a empresa. Caso o curto-circuito tenha sido provocado por falhas na rede externa à casa dela (da rua), ela pode receber um novo padrão e reembolsos, segundo os funcionários.
Na sexta-feira, 23/01/2009, um problema idêntico ocorreu, mas não chegou a causar danos em nenhum aparelho. O fogo hoje foi percebido por crianças que jogavam bola no quintal da vizinha de Eliane. A também dona-de-casa Romilda Ferreira, 45 anos, disse que eles ficaram “horas e horas” sem energia na sexta. “Não queimou nada. Ainda bem que as crianças viram. Um rapaz ajudou a apagar o fogo jogando água no padrão”, conta.
“A gente já não aguenta mais. Toda semana agora vai ser isso? A gente fica horas sem energia”, comenta outra vizinha, Katiane Escariot, 27 anos.
Conforme funcionários da empresa Engel Mix, que realiza os reparos na rede, o curto-circuito nas ligações em um dos postes ocasionou a sobrecarga na caixa de ramais de distribuição, o que acarretou a falta de energia naquela quadra
Fonte. Portal Midiamax

Mulher morre eletrocutada ao tentar salvar parentes no Piauí

A doméstica Raimunda Rosa dos Santos, 50 anos, que residia no povoado Sossego, no município de Barras, a 119 quilômetros ao Norte de Teresina, morreu eletrocutada ao tentar evitar que o pai e um irmão, cujos nomes não foram revelados, morressem também eletrocutados.
Segundo informações prestadas por policiais lotados na delegacia daquela cidade, o irmão e o pai que estavam eletrocutados por um fio de alta tensão que caiu sobre a cerca da residência da família, oportunidade em que ela tentou salvá-los, puxando o fio e terminou recebendo toda a descarga e morreu no local, enquanto que os parentes ficaram vivos.
Segundo o chefe de investigação da Delegacia de Barras, Gilson Freitas, estava chovendo quando um raio caiu e um vio de alta tensão caiu em cima da cerca de arame farpado, no quintal de casa de Raimunda Rosa teria tentado tirar o fio da cerca e foi eletrocutado.
O corpo foi removido para o hospital daquela cidade, onde foi examinado e liberado para o velório que aconteceu em sua casa, localizada naquele município.
Fonte: 180 graus

Menino de 10 anos morre eletrocutado em parque de diversões no Rio

Rio de Janeiro - Um menino de 10 anos morreu em um parque de diversões da zona oeste do Rio de Janeiro no domingo. Segundo o site G1, a polícia suspeita que Alexandre da Silveira tenha sido eletrocutado enquanto utilizada um dos brinquedos.
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Desde então, os equipamentos foram desligados e não devem operar nesta segunda-feira.
A perícia irá confirmar as causas da morte.
Fonte: Diário de Canoas

Jovem de 17 anos morre eletrocutado na Zona Oeste

Adriano da Silva Mattos, de 17 anos, tentava pegar uma pipa que caiu dentro de uma oficina quando recebeu a descarga elétrica, na tarde de sábado (24/01/2009). De acordo com os bombeiros, ele encostou numa corrente de ferro que estava em contato com fios desencapados.
A polícia abriu inquérito e disse que o dono da oficina deve responder na Justiça pela morte do rapaz porque a corrente estava eletrificada e não havia nenhuma placa que indicasse o perigo.
Segundo a polícia, o dono da oficina já foi identificado e os laudos da perícia devem ficar prontos em 30 dias.
Fonte: G1.com.br

Ligação sem habilidade causa morte

Mais uma pessoa morreu eletrocutada na Grande Cuiabá. Trata-se de Juvenal da Silva Viana, de 35 anos, que fazia a ligação de uma casa numa rede de baixa tensão. Com o choque, ele despencou do poste e teve morte instantânea. O acidente ocorreu no dia 23/01/2009, por volta das 20h30min, na Rua Luziânia, no Jardim Eldorado, em Várzea Grande.
Segundo moradores, tratava-se uma ligação autorizada, mas a vítima não era habilitada. Por isso, acabou se encostando no fio e recebeu um choque de alta voltagem. Policiais da Delegacia do Complexo do Parque do Lago foram acionados para fazer a liberação do cadáver. “Era uma ligação comum, registrada na Cemat, tudo certinho. Acontece que a pessoa não tinha muito conhecimento e tomou o choque”, disse. (AR)
Fonte. Diário de Cuiabá

Criança está em estado grave depois levar choque elétrico

Um menino de um ano e oito meses recebeu uma descarga elétrica e segundo a assessoria de imprensa do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), está entubado e em estado gravíssimo. Pelas informações da assessoria, por volta das 16h45 ele teve convulsões e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está em coma induzido.
A criança deu entrada no HBDF por volta das 15h10. Ele teria recebido a descarga ao encostar no plug de uma tomada.
A mãe do menino, uma jovem de 18 anos, que está grávida de sete meses, tirou o filho da fiação e o levou ao Hospital Regional de Planaltina. No local, a criança teve parada cardíaca de 10 minutos e, devido ao estado de saúde, foi transferida de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros para o HBDF.
Fonte: ClicaBrasilia

Homem morre eletrocutado em parque de diversões na BA

Um jovem de 20 anos morreu após ser eletrocutado na noite de 23/01/2009 dentro de um parque de diversões, no bairro Santa Terezinha, em Juazeiro, há 503 km de Salvador (BA). Marcelo Alves da Silva Souza, 20 anos, trabalhava no parque e fazia a manutenção de uma roda-gigante quando recebeu a descarga elétrica.
"O parque, de nome Melo, funcionava no momento do acidente. A vítima chegou a ser levada para um hospital, mas acabou morrendo. Abrimos inquérito para levantar as causas da morte e apurar o que houve", afirmou o coordenador de delgados do interior da Bahia, Antônio João Gomes.
O incidente aconteceu por volta das 22h. Marcelo Alves da Silva Souza ficou internado por cerca de seis horas e morreu na manhã desta sexta-feira.
A polícia de Juazeiro quer saber se o acidente poderia ter sido evitado. "O que é preciso investigar são as causas que levaram à morte. Havia equipamentos de segurança? Ele estava dentro das normas? Ou foi mesmo uma fatalidade? Isso é o que precisamos saber", disse.
A polícia aguarda o resultado do exame cadavérico feito pelo Instituto Médico Legal (IML). "Deve sair dentro de 10 dias. Para nós é muito importante que se comprove tudo", disse o delegado. Os responsáveis pelo parque não foram encontrados para falar sobre o assunto.
Fonte: Terra.com.br

Criança de 11 anos morre depois de ser eletrocutada

O comandante do pelotão de Espinosa, tenente Lessa, afirmou que uma criança, de 11 anos, morreu depois de ser eletrocutada no distrito de Serra Branca, zona rural de Porteirinha - MG.
Segundo informações de moradores locais, o menino identificado como M.J.S., tomava banho no rio Serra Branca, quando sofreu uma descarga elétrica. Assim que perceberam o acidente os moradores correram para a BR- MGT 122, para pedir socorro.
O carro policial que passava pelo local parou e os policiais tentaram socorrer a criança. Os militares levaram o estudante para o pronto socorro do hospital de Porteirinha, ainda com vida, mas, apesar das tentativas da equipe médica, ele não sobreviveu.
Fonte: O Norte.net

tres operarios morrem eletrocutados ao perfurar um poço

Tres operários que perfuravam um poço artesiano no bairro de Ibura, Recife - PE no dia 20/01/2009 sofreram uma descarga elétrica de mais de 13 mil Volts.
Os operários manuseavam os equipamentos para perfuração do poço e ao levantarem o equipamento metélico, tocaram e rede elétrica sendo eletrocutados na hora.
Fonte: Diário de Pernambuco

Fogo em galpão destrói donativos em Ilhota

Um incêndio no salão paroquial da Capela São Luiz Gonzaga em Ilhota, no Vale do Itajaí, destruiu na manhã desta quarta-feira cerca de 800 quilos de donativos, entre roupas e calçados. O material era destinado aos atingidos pela enchente de novembro.
O fogo teria começado por volta das 9h na parte inferior do galpão. O calor das chamas destruiu parte do telhado, além de 40% das duas toneladas de donativos armazenadas. O Corpo de Bombeiros acredita que o incêndio tenha sido criminoso e descarta a possibilidade de curto-circuito.
Fonte: Diário Catarinense

Choque elétrico mata homem na Vila S. Luís

No final da tarde de 19/01/2009, deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) o corpo de Raimundo Nonato Santos, 47 anos, que morava na rua Pará, casa nº 31, na Vila São Luís, área do Jardim Tropical - São Luiz - MA
Segundo plantonistas do instituto, Santos foi vítima de violenta descarga elétrica (eletroplessão) quando tentava fazer uma ligação.
Ele ainda foi socorrido e levado para o Hospital Clementino Moura (Socorrão II), onde morreu ao receber atendimento.
Fonte: Jornal Pequeno

Caxias: casas são incendiadas na zona rural

Duas famílias passaram por momentos de desespero na semana do dia 15/1/2009 no município de Caxias. Elas tiveram suas casas completamente queimadas, provavelmente causada por um curto circuito na rede elétrica.
O lavrador Inácio Reis, 58 anos, morador do povoado Altos é uma das vitimas do incêndio. Sua casa ficou completamente queimada em poucos minutos. Ele acredita que o incêndio tenha sido causado por um curto circuito na rede elétrica. Agora as quinze pessoas que residiam na casa não têm para onde ir e nem o que vestir. Na tentativa de salvar todas as crianças que estavam dentro de casa na hora do incêndio, eles ficaram apenas com a roupa do corpo.
Outro incêndio registrado na mesma semana aconteceu no Itapecuruzinho, há três quilômetros do povoado Altos onde ocorreu o incêndio de Inácio Reis. Quando voltou para casa depois de um dia de trabalho o lavrador encontrou a casa toda queimada. Algumas labaredas ainda podiam ser vistas. Bráulio Guimarães, 23 anos, que morava com a esposa e duas filhas que não estavam em casa quando começou o incêndio, encarou a perda com bom humor. Para ele não é hora de ficar chorando o que foi perdido, até mesmo o único transporte da família duas bicicletas foram perdidas com o incêndio, é hora de recomeçar. Ele acredita que o incêndio também tenha sido causado por um curto circuito na rede elétrica. Com a ajuda da família e de amigos Braúlio diz que vai trabalhar para reconstruir tudo o que perdeu com o fogo.
Fonte: 45 graus

Chaminé cai e mata operário

Uma forte ventania derrubou a chaminé sobre a rede elétrica e um dos operários foi eletrocutado. Três ficaram feridos
Um homem morreu eletrocutado e outras três pessoas - dentre elas um adolescente - ficaram feridas, na tarde do dia 18/1/2009, em um acidente durante a instalação da chaminé de uma padaria na Rua Santa Elisa esquina com a Travessa São Raimundo, no bairro Nossa Senhora das Graças (Pirambu). O vento forte naquela área de Fortaleza derrubou a estrutura metálica sobre fios da rede elétrica, provocando a tragédia.
Francisco Gonçalo da Silva Júnior, 34, morreu na hora, fulminado por um choque elétrico. Ele era o responsável pela instalação da chaminé. O adolescente Francisco Ítalo Araújo Xavier, 13 anos; um rapaz identificado apenas como Iran, e Francisco Leandro Ramos de Oliveira, 18, ficaram feridos. Os dois primeiros tiveram que ser socorridos para o Instituto Doutor José Frota, mas não correm risco de morte.
Leandro Ramos, que sofreu apenas ferimentos leves, permaneceu no local do acidente. Ele contou que, junto com Ítalo e Iran, estava no telhado da padaria ajudando Francisco Gonçalo a instalar a chaminé, quando o vento forte vergou o equipamento sobre fios da rede elétrica. Com a intensa descarga elétrica, Leandro, Ítalo e Iran foram arremessados à distância, enquanto Francisco Gonçalo teve morte imediata.
Fonte: Verdesmares.com

Homem morre em incêndio em Diadema (SP)

Francisco Germano Cavalcanti Sousa, 32, morreu na manhã de domingo 18/1/2009 em decorrência de um incêndio em sua casa, em Diadema (Grande São Paulo). De acordo com informações dos bombeiros, ele morreu no local devido a inalação de fumaça.
O incêndio atingiu a casa de Sousa, um sobrado de três pavimentos localizado na Rua Paratinga, bairro Conceição, por volta das 11h, segundo o Corpo de Bombeiros.
Há suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por um curto circuito em uma máquina de moer espuma. O equipamento era utilizado para a confecção de estofados e estava no primeiro pavimento da casa. Não foram registradas outras vítimas.
Fonte: Jornal dia dia

Princípio de incêndio em hotel no Flamengo

RIO - Bombeiros do quartel do Catete foram acionados para um princípio de incêndio no Hotel Flamengo Palace, na Praia do Flamengo, na Zona Sul, na tarde deste domingo. O fogo teria sido causado por um curto-circuito. Não há notícias sobre vítimas. O prédio foi esvaziado, mas os serviços já voltaram a funcionar depois que o problema começou a ser resolvido.
Fonte: o Globo

Idoso de 81 anos morre carbonizado em casa

Ulisses Oliveira, 81 anos, morreu carbonizado na manhã deste domingo (18/1/2009), em Cruz das Almas, a 146 km de Salvador - BA.
Segundo a Polícia Militar de Cruz das Almas, o incêndio começou no quarto em que Ulisses dormia e foi provocado por um curto circuito. Como a vítima vivia na cama por estar debilitado, ele não conseguiu levantar da cama e o fogo se espalhou rapidamente pelo colchão.
Os vizinhos conseguiram apagar o fogo e por isso o incêndio não atingiu toda a casa. O fato aconteceu às 11h, na Rua da Assembléia, nº 445, bairro da Assembléia.
Fonte: Ibahia.com

Em 15 min., fogo devora casa no Portal Caiobá

“Eu morria de medo disto. Morria de dó quando via na televisão isto acontecer com as famílias que perdiam tudo. Eu sempre pensava: meu Deus, como estas pessoas vão ficar agora?”. O desabafo é de dona Doracy Gonçalves, 44 anos. Ela perdeu tudo o que tinha em um incêndio que destruiu sua residência na última segunda-feira (12). Há até uma semana, Dona Doracy morava com a filha na casa de alvenaria no bairro Portal Caiobá Campo Grande MS, e, agora, necessita de ajuda para reconstruir a casa e recomeçar.
A casa de dona Doracy ficava ali na rua Poente, número 102. Segundo os vizinhos, era bem cuidada e bonita.
Com o salário de R$ 500, ela que trabalha como auxiliar de serviços gerais em uma clínica de saúde da Capital, sempre zelou pela casa. São 17 anos no mesmo local. “Eu fui arrumando aos pouquinhos. Primeiro, eu arrumei duas peças, depois, foram o muro, os móveis, eletrodomésticos”.
Tantos anos de trabalho vieram abaixo em quinze minutos. O fogo devorou os quatro cômodos (quarto, cozinha, sala e banheiro) da casa de alvenaria. Doracy e a filha que morava com ela, agora se “acomodam como podem” na casa de três peças do filho, que fica aos fundos da antiga residência.
O Corpo de Bombeiros – que chegou cerca de dez minutos após a destruição da casa – teria dito à Doracy que a causa do incêndio foi um curto circuito. “Eu sempre tive medo disso. Chamei até um rapaz para trocar a fiação há um mês. Mas, mesmo assim, não teve jeito. Ainda não acredito. Parece que eu estou assim meio solta, nas nuvens. Ainda não caiu minha ficha”, diz.
No momento em que as chamas começaram a arder, por volta do meio-dia, ninguém estava na casa: dona Doracy estava trabalhando e a filha, Renata Gonçalves (11 anos), estava com a nora de Doracy, aos fundos. Jéssica Farias da Silva, 18 anos, desesperou-se e saiu gritando pedindo ajuda dos vizinhos. “O fogo começou na sala, que fica logo na entrada do terreno, depois, foi muito muito rápido. Em questão de instantes o fogo tomou conta de tudo”, conta a jovem.
“Ela veio desesperada: ‘Socorro, tá pegando fogo. Fogo!’”, diz o profissional de serviços gerais Valdir dos Santos, 44 anos, que mora alguns metros à esquerda da casa que pegou fogo, referindo-se ao desconsolo de Jéssica.
Ele é um dos dois homens que tentaram ajudar a moça a acabar com as chamas, mas, sem êxito. “Nós tentamos acudir. Pensamos em quebrar as portas e vidros para tentar jogar água. Mas, a água era pouca. Nós até quebramos o registro do vizinho, mas, com uma mangueira pequena, a gente não deu conta. Não tinha como a gente entrar também e arriscar nossa vida; o fogo era muito alto”, contou Valdir, que estava almoçando na hora do incêndio.
O servidor público Alessandro de Oliveira Silva, 27 anos, teve um mal-estar no serviço e pediu licença médica. Mesmo sentindo-se mal, não negou ajuda à Jéssica. “Eu vi o desespero dela e tentei de todo jeito, junto com o Valdir, deter o fogo, mas não deu. O fogo já ‘tava’ muito forte. A gente até pegou uma mangueira, mas não deu”.
Alessandro disse que a primeira viatura do Corpo de Bombeiros a chegar foi a de resgate. “Não tinha água. Como é que ia apagar o fogo. Chegou ainda uns vinte minutos depois de tudo vir abaixo”,
Fonte: midiamax

Homem morre eletrocutado em Itapema

Um homem morreu eletrocutado na tarde deste sábado 17/01/2009 em Itapema, no Litoral Norte SC. Ele havia sido contratado por moradores para fazer um serviço particular na rede da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O eletricista Francisco de Assis Damian Correia, 47 anos, corsertava uma rede de energia elétrica na rua quando levou um choque.
— (O resgate) foi difícil porque a rede ainda estava ligada quando a gente chegou ao local. Ele ficou pendurado pelo cinto de segurança — disse o sargento Adenir Branco, do Corpo de Bombeiros.
Serviço particular
Segundo os bombeiros, Correia era funcionário do setor de iluminação pública da prefeitura de Itapema, mas fazia um serviço particular no momento do acidente.
— O meu cunhado e eu precisávamos tirar esse poste lá de dentro (do terreno) para fora. O que o colega dele nos disse depois, é que ele estava com uma luva que não tinha borracha por dentro e também estava chovendo — disse a moradora Luiza Ferrarez, que contratou o eletricista.
Correia chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Segundo a Celesc, é proibido mexer na rede elétrica sem autorização por escrito da empresa, que não divulgou até o momento se o eletricista tinha ou não esse documento. A polícia já abriu inquérito para investigar o caso.
Fonte: Diário Catarinense

Incêndio desaloja pacientes em hospital no AM

O hospital Jofre Cohem, o maior da cidade de Parintins (AM), distante 369 km de Manaus, sofreu um incêndio nesta madrugada. Um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado, ocorrido às 4h na enfermaria da clínica cirúrgica feminina, desalojou ao menos 13 pacientes.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde local, o aparelho pegou fogo, atingindo o teto da enfermaria, que é de material sintético (PVC). Formou-se uma nuvem de fumaça por grande parte do hospital, que tem 80 leitos e atualmente está com 50% de ocupação.
Ninguém se feriu, mas os pacientes tiveram de ser removidos do pavilhão atingido pela fumaça, sendo alojados no auditório da unidade de saúde.
"Nosso trabalho maior foi conter o nervosismo de todos, tentando manter o máximo de calma para a segurança dos próprios pacientes", disse o médico Marcelo Ferreira, responsável pelo plantão na hora do incidente.
O secretário de Saúde do município, Josimar Marinho, informou que, na hora do incêndio, três pacientes estavam dormindo dentro da enfermaria feminina. Os demais removidos são de alas próximas, mas tiveram de sair por conta do forte cheiro de fumaça.
"O trabalho dos bombeiros foi rápido e o fogo foi apagado logo, mas eles aconselharam a isolar a área até que o cheiro de fumaça se dissipe completamente, o que deve acontecer por volta de meio dia de hoje (sábado)", disse o diretor do hospital, Oswaldo Pessoa.
Fonte: Terra.com.br

Criança morre eletrocutada em Coruripe

Uma criança de apenas oito anos de idade morreu eletrocutada no final da tarde desta sexta-feira 16/1/2009, no município de Coruripe, no litoral Sul de Alagoas, distante 85 quilômetros de Maceió. Segundo informações fornecidas pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, já acionado para o recolhimento do corpo, um fio de alta tensão teria se desprendido de um poste, atingindo a criança.
Técnicos da Ceal também foram acionados para solucionar o problema e, isolando a área, evitar a possibilidade de um novo acidente. A Delegacia Regional de Coruripe deve investigar o caso.
Fonte: Gazetaweb.com

Dois operários morrem eletrocutados na hora

Na tarde do dia 15/1/2009, dois operários morreram eletrocutados e outros dois ficaram feridos. O acidente trabalhista aconteceu na obra de construção do condomínio Vila dos Mares, no Bairro Jabotiana, em Aracaju. Segundo informações, um grupo de operários puxava uma placa publicitária para a parte superior de um dos prédios, quando o equipamento, com a força do vento, caiu e arrastou fios de alta tensão. Os trabalhadores tomaram um choque de 13 mil Volts. O mestre-de-obras João Inácio Tavares e o eletricista conhecido como Gerson morreram na hora, e Robério Antônio da Silva, 25 anos e Antônio Ricardo da Conceição, 26 anos, foram levados ao Hospital Governador João Alves Filho.
Por conta do acidente, faltou energia elétrica na região por mais de uma hora. Os trabalhos também foram suspensos. Segundo moradores, por volta de duas horas da tarde de ontem, ouviram um grande estrondo e vários gritos de socorro. Quando correram para averiguar, se depararam com operários em estado de choque e desesperados com o fato. Nenhum representante da construtora responsável pela obra quis gravar entrevista.
O perito do Instituto de Criminalística, Francisco Chagas, confirmou a informação que os trabalhadores morreram eletrocutados e afirmou também que as vítimas estavam equipadas com os acessórios básicos de segurança. O acidente atraiu a atenção de várias pessoas. Ontem mesmo foi aberto um inquérito para apurar o fato.
Fonte: Correio de Sergipe

Curto-circuito teria provocado incêndio em São Francisco do Sul

Um incêndio destruiu o depósito de uma loja de confecções em São Francisco do Sul, por volta das 9h30 desta quinta-feira 15/1/2009, no bairro Acaraí. O fogo atingiu um sobrado, onde no andar de cima moram os donos da confecção. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Segundo testemunhas no local, o incêndio começou após o estouro de um transformador em um poste. Isto teria causado um curto-circuito e começado o incêndio. Os bombeiros foram acionados e conseguiram controlar as chamas. De acordo com a corporação, uma equipe da Celesc também foi enviada ao local para checar se o problema foi na rede elétrica.
Fonte: AN.COM.BR

Homem morre eletrocutado em Londrina

Um homem de 61 anos morreu eletrocutado na tarde desta quarta-feira (14/1/2009) em Londrina. A vítima estava mexendo na parte elétrica de uma casa que estaria construindo no Parque Residencial do Café, zona norte da cidade, quando sofre forte descarga elétrica.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local para fazer o atendimento, o homem já havia morrido. O piso onde ele estava trabalhando estava molhado.
Fonte: Bem Paraná

Fumaça de curto-circuito assusta moradores do Conjunto Nacional

Um curto-circuito num apartamento residencial do 19º andar do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, causou um princípio de incêndio por volta das 7h50 desta quarta-feira (1401/2009).
Houve muita fumaça e cinco equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local, mas ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe a causa do problema.
“O meu cabelo só que era branco e ficou preto”, brinca o dentista aposentado Ubirajara de Souza, 72 anos, morador do apartamento 192, onde ocorreu o acidente. Ele vive com a mulher, a também dentista Lázara Espinelli de Souza, 71 anos.
“A fumaça preta tomou conta de tudo, mas, tirando a fuligem dos móveis, estamos bem. Só não entrou fumaça na geladeira”, disse ele, que mora no prédio há cerca de nove anos.
Ele conta que, na hora do acidente, ambos dormiam. “A minha mulher acordou com o barulho de estalos e, quando chegou no banheiro, viu a fumaça. Aí, ela me chamou correndo e, enquanto eu desligava o disjuntor do apartamento, ela interfonou na portaria.”
Fonte G1.com.br

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Incêndio destrói casa e idosa morre carbonizada

Na manhã de terça-feira (13/01/2009), Olga Hlatki dos Santos, de 65 anos, morreu carbonizada em sua casa no Bairro Atuba, próximo ao Bairro Alto. Segundo o sargento Jair, do quartel dos Bombeiros do Bairro Alto, o incêndio se alastrou em 10 minutos e a idosa estaria dormindo. "Aconteceu às 8 horas e presumimos que estava descansando porque foi encontrada na cama. A casa de madeira foi completamente destruída", relatou o sargento.
Os Bombeiros não conseguiram apurar a causa do incêndio, o que será feito pela criminalística da Polícia Civil. O sargento Jair, no entanto, descarta a possibilidade do incêndio ter sido intencional ou criminoso e acredita em um curto-circuito. "O fogo começou na sala e no quarto, por isso descartamos a possbilidade de ter sido causado por gás. O mais provável é um curto-circuito, que pode ser causado por vários aparelhos ligados na mesma tomada ou problema de instalação elétrica mal feita", salientou.
A aposentada morava com o filho, que estava viajando. Os vizinhos ligaram para o 193 e alertaram os bombeiros, que ao chegarem ao local já encontraram a casa tomada pelas chamas.
Fonte: Paraná online

Incêndio destruiu parte das instalações de clínica em Vitória da Conquista

Um incêndio provocado por curto-circuito na casa de forças destruiu parte das instalações do Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), uma clínica de reabilitação e fisioterapia localizada no centro de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. O fogo começou por volta das 8 horas deste sábado e até o final da manhã ainda havia sinais de fumaça nos escombros do prédio. Ninguém foi atingido.
Fonte: A tarde on line

Incêndio destroi parcialmente imóvel nos Barris

Um incêndio destruiu parcialmente um imóvel localizado nos Barris na tarde de 11/01/2009. Segundo o tenente Elder Pedreira, do corpo de bombeiros, o fogo começou por volta das 16h30 no apartamento 201 do edificio Else Ely, localizado na esquina da rua General Labatut com a Ladeira dos Barris. A proprietária do imóvel, Nilza Bahia da Silva, de 84 anos, estava assistindo televisão em seu dormitório quando ocorreu um curto-circuito que deflagrou as chamas. Apesar do susto, ela teve tempo de sair do imóvel e passa bem.
Com a ajuda de uma vizinha, dona Nilze tentou apagar as chamas com água. Como não conseguiu, chamou os bombeiros que conseguiram controlar o fogo em cerca de 15 minutos. Mesmo assim, o dormitório da idosa foi totalmente destruido.
Fonte: A tarde on Line

Curto circuito danifica redes

O curto circuito ocorreu no prédio de uma papelaria na avenida Porto Velho próximo à rua General Osório, no centro de Cacoal, por volta das 10hs30 do dia 11/01/2009, e foi provocado pela passagem de um caminhão carregado com um a retroescavadeira, que causou o rompimento dos fios de energia. Com isso houve um princípio de incêndio, o fogo foi contido pelos próprios comerciantes do local que utilizaram extintores. Os bombeiros chegaram logo em seguida, mas não foi necessária a utilização do caminhão tanque.
Segundo o major Reinaldo Mendes, comandante do corpo de Bombeiros, foi necessário fazer uma vistoria nas lojas para verificar se há problemas na estrutura elétrica, já que possivelmente o incêndio foi provocado por problemas na fiação, ou mesmo pelo contato com um material inflamável na fachada da loja.

Prejuízos

Com a sobrecarga de energia provocada pelo curto circuito os cabos de telefonia e energia elétrica foram danificados em vários pontos do centro. Alguns ficaram queimados com a sobrecarga no sistema. A energia elétrica foi religada por volta de 14 horas, porém o serviço de telefonia só deve ser restabelecido em dois ou três dias, conforme técnicos da empresa de engenharia e Telefonia Telemont.
Segundo o responsável pela empresa no Cone Sul do estado, Anderson Pinto, os prejuízos serão grandes, tanto para a empresa quanto para o comércio e a população, que não poderá utilizar diversos serviços: “Prejuízo de cabo, vamos ter prejuízo com clientes que não vão poder passar cartão, usar telefone e todo meio de comunicação como telefonia fixa e Internet” lamentou.
Fontes: Carolina Sá - Diário da Amazônia

ncêndio deixa homem com 100% do corpo queimado em São Leopoldo

São Leopoldo - Um incêndio que teve início um pouco antes das 5 horas do dia 10/01/09, no bairro São Geraldo, em São Leopoldo, deixou duas pessoas feridas. Zigomar Augusto Hoffmann, 38 anos, que estava foragido, teve praticamente 100% do corpo queimado e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Centenário. Seu estado de saúde, segundo a instituição, é gravíssimo. Já sua mãe Luísa Silva Hoffmann, 60 anos, teve queimaduras superficiais nos dois braços, sendo atendida no Centro de Saúde da Feitoria e liberada.
O incêndio ocorreu em uma casa mista na Rua Dortmund. Os cômodos de madeiras foram totalmente consumidos pelas labaredas.
O irmão de Hoffmann, o construtor Aurimar Francisco Hoffmann, 35 anos, acredita que o fogo tenha sido causado por um curto-circuito provocado pelo uso contínuo de um ventilador.
Fonte Diário de Canoas

Bebê de 9 meses morre após ter levado choque em Pernambuco

Uma criança de 9 meses morreu na quinta-feira (8/01/2009), no Recife, depois de ter ficado internada durante quase duas semanas. Segundo a diretoria do Hospital Osvaldo Cruz, a menina foi internada após levar um choque elétrico.
A diretoria do hospital informou que, segundo relato dos pais, a menina teria colocado a mão na parte descascada do fio de um ventilador, ligado na tomada, na noite de 28 de dezembro.
O acidente aconteceu em Jaboatão dos Guararapes (PE). A criança foi levada ao Hospital Otávio de Freitas e transferida para o Hospital Osvaldo Cruz no dia 29. Ela permaneceu internada até quinta-feira, quando sofreu uma parada cardíaca, segundo o hospital.
O caso está sendo investigado pela Gerência de Proteção à Criança e Adolescente da Polícia Civil de Pernambuco. O corpo foi encaminhado, na manhã desta sexta-feira (9) ao IML, para que seja confirmada a causa da morte.
Fonte: G1.com.br

Explosão deixa jovem com 90% do corpo queimado

Uma explosão atingiu Pauli Gomes dos Santos, de 19 anos, e deixou 90% do corpo queimado da cintura para cima, de acordo com os bombeiros. O jovem estava tomando banho quando sofreu as queimaduras. O acidente ocorreu neste sábado (10), por volta das 9h, na QS 14 conjunto D, no Riacho Fundo I.
Segundo os bombeiros um vazamento de gás de cozinha pode ter ocasionado a explosão. A suspeita é de que um curto-circuito no chuveiro tenha provocado o acidente. As janelas do vizinho também foram atingidas pela explosão.
No momento da explosão Pauli estava sozinho em casa e ligou para o irmão Pablo Gomes dos Santos, de 21 anos, pedindo ajuda. Pablo acionou os bombeiros e Pauli foi socorrido. O jovem está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Fonte: Clicabrasilia